Certificado digital é uma tecnologia de identificação e autenticação. Também é um dos tipos de assinatura eletrônica disponíveis, o mais seguro e avançado deles. Em termos práticos, uma certificação digital funciona como uma identidade virtual.
Esse tipo de tecnologia pode ser atribuída tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. E, neste último caso, conta com um responsável e representante legal para o negócio e a certificação.
Portanto, o certificado consiste em um documento eletrônico que reúne informações da empresa ou da pessoa titular, uma dupla de chaves criptográficas assimétricas (pública e privada) e a assinatura digital de uma empresa autorizada como Autoridade Certificadora – entidade que emite certificações.
Assim, ele permite autenticar operações eletrônicas e assinar documentos digitalmente, tudo com validade jurídica, ou seja, o mesmo valor legal de uma assinatura ou autenticação física e presencial em cartório.
A grande vantagem dos certificados é justamente essa combinação de praticidade e alto nível de segurança oferecido aos usuários, graças à criptografia e aos níveis de hierarquia que contemplam.
Vamos entender isso melhor?
Autoridade certificadora raiz (AC-Raiz)
A AC-Raiz é responsável por:
Executar as políticas e normas técnicas e operacionais aprovadas pelo Comitê Gestor;
Emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das autoridades certificadoras de nível imediatamente subsequente ao seu;
Divulgar a Lista de Certificados Revogados (LCR);
Fiscalizar e auditar as Autoridades Certificadoras, Autoridades de Registro e demais prestadores de serviço habilitados na ICP-Brasil.
Certificados Digitais A1
A Conglom realiza a venda pela TecnoSign que é autorizada da CertControl Soluti.
Esta parceria permite que os clientes da Conglom tenham um bom desconto.